terça-feira, 21 de outubro de 2008

BATMAN



Desde sua primeira aparição na revista norte-americana Detective Comics 27, em maio de 1932, muito aconteceu com o Batman. Criado por Bob Kane, o personagem tornou-se um dos mais populares dentre os heróis dos quadrinhos e gerou desenhos animados, séries de TV e, é claro, versões para o cinema. Curiosamente um de seus atrativos é o fato de Batman não possuir poderes especiais, como muitos de seus colegas de profissão.
Para combater o crime o personagem conta apenas com suas habilidades física e intelectual, aliadas à capacidade financeira que as empresas Wayne podem oferecer, o que resulta sempre em alta tecnologia. Ou seja, em essência Batman é o mais crível dos super-heróis.
Além disto suas histórias muitas vezes seguem a linha investigativa, o que o torna uma espécie de "Sherlock Holmes dos quadrinhos". Batman em vários momentos é mais detetive do que propriamente super-herói.
A origem do personagem vem da trágica morte de seus pais, Thomas e Martha Wayne. Após presenciar o assassinato deles quando ainda era criança Bruce Wayne ficou sob os cuidados de seu fiel mordomo, Alfred Pennyworth.
Ao crescer buscou estudar a mente criminosa e treinar diversos tipos de artes marciais, sempre com a certeza de jamais usar armas de fogo. A imagem do morcego veio do medo que Bruce tinha quando criança, servindo também para atemorizar seus inimigos.
Até por não possuir superpoderes, Batman sempre se valeu do uso das sombras e suas características psicológicas para combater o crime. Sua estréia no cinema foi com "O Morcego" (1943), série de 15 episódios que trouxe para o universo do personagem a Batcaverna. Outra série de 15 episódios a sucedeu em 1949, "A Volta do Homem-Morcego".
Sua estréia como longa-metragem foi com "Batman, o Homem-Morcego" (1966), que contava com o elenco da clássica série de TV dos anos 60, aquela que ficou famosa pelas onomatopéias escritas.
Em 1989 a história do personagem no cinema foi reescrita, a partir de "Batman". Dirigido por Tim Burton e com Michael Keaton como o homem-morcego, o longa-metragem foi um sucesso de público e iniciou uma franquia que gerou ainda "Batman - O Retorno" (1992), "Batman Eternamente" (1995) e "Batman & Robin" (1997).
Nem mesmo as constantes mudanças de intérprete do Batman impediram a trajetória de sucesso. Até que, abusando do clima carnavalesco e dando um tom cômico ao personagem que inexiste nos quadrinhos, o diretor Joel Schumacher o colocou no limbo cinematográfico após o fracasso de "Batman & Robin".
Foram 8 anos de ausência até o lançamento de "Batman Begins" (2005), que mais uma vez reiniciava a trajetória do herói no cinema. Retomando o tom sombio dos primeiros filmes e agora com Christian Bale como Batman, foi novamente sucesso.
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" é sua inevitável seqüência, mantendo o protagonista e também o diretor Christopher Nolan. Para aumentar o frisson há a fatalidade deste ser o último filme de Heath Ledger, intérprete do Coringa, falecido em 22 de janeiro de 2008.


3 comentários:

Jacqueline Barboza disse...

nossa esse filme é super iper interessante tanto que eu nem assisti ainda@!

o momento disse...

Adorei, gosto muito do filme do Batman. Comprei body e meinha para meu netinho Renan com a figura do Batman. E já tinha comprada uma camisetinha do Batman.
bj

Unknown disse...

Pensaa num filme boom!! ^^